Saiba o que é SLA e as suas vantagens

Conheça o SLA e suas vantagens para garantir a qualidade dos serviços e a fidelização dos clientes.

12/05/2023

Aprox. 8 minutos de leitura.

Quando um serviço é contratado, depois de muita pesquisa de preços e também em relação à qualidade da empresa e dos profissionais envolvidos, o esperado é que os resultados sejam aqueles acordados.

Contudo, por inúmeros motivos, é bastante comum vivenciar um descontentamento em relação a um serviço que foi contratado e não entregou aquilo que se propôs.

É justamente para evitar esse descompasso que estabelecer um SLA (Service Level Agreement) é a melhor solução.

O SLA, ou “Acordo de Nível de Serviço”, se propõe a criar parâmetros que devem ser cumpridos pelas partes envolvidas, como prazos, volumes e métricas de qualidade.

A sua criação incentiva a transparência entre acordos e quanto mais honesta for uma parceria profissional, os resultados tendem a ser satisfatórios.

A seguir, vamos explicar melhor o que significa a sigla SLA e como ela pode ser aplicada nos seus contratos.

Continue lendo!

O que é SLA?

O Acordo de Nível de Serviço ou SLA teve sua origem na área de TI (Tecnologia da Informação) em meados dos anos 1990.

De início o SLA era utilizado como uma medida importante de qualidade dos serviços de TI que passavam pelas questões de usabilidade de determinado sistema, navegação e até mesmo o layout.

Com o passar dos anos, a capacidade que o SLA desempenhou em medir a qualidade também foi implementado em outras áreas diferentes de TI.

E hoje o seu significado ganhou uma amplitude ainda maior, já que é o responsável por assegurar que as diretrizes de um serviço contratado sejam cumpridas por ambas as partes.

É por isso que o acordo de nível de serviço (SLA) estabelece os seguintes pontos:

  • Descrição dos serviços a serem fornecidos;
  • Definição das responsabilidades de cada uma das partes envolvidas;
  • Estabelecimento de prazos para a execução dos serviços;
  • Identificação dos processos a serem realizados;
  • Determinação das métricas a serem monitoradas, entre outros detalhes.

Ao definir esses pontos, o SLA garante qualidade e segurança na execução dos serviços.

Um acordo de nível de serviço (SLA) também consegue contemplar possíveis cenários problemáticos, como alterações nos pedidos, com o objetivo de mitigar o risco de incidentes futuros enfrentados pela empresa.

Quais são os tipos de SLA

Como o SLA não se trata de um documento fixo ou que não pode ser alterado, ele pode ser usado em diferentes contextos.

Abaixo explicaremos os seus tipos. 

  • Orientado para o cliente

Entre os diferentes tipos de SLA, o orientado para o cliente é o mais complexo, uma vez que é personalizado conforme as necessidades de cada contratante. Esse modelo é altamente flexível, possibilitando a criação de um SLA exclusivo para cada cliente.

  • Focado no serviço

O modelo de SLA voltado para o serviço, por sua vez, é mais simples e pode ser pré-estabelecido pela empresa com base nos serviços prestados.

Já que envolve as diretrizes do serviço oferecido pela empresa, esse tipo de SLA é firmado sem alterações e já inclui elementos como descrição do serviço, garantias, prazos, entregas e segurança.

  • SLA híbrido

O SLA híbrido atende simultaneamente aos dois modelos mencionados: o focado no cliente e aquele focado no serviço.

Como cada serviço e cliente possuem requisitos específicos, esse modelo existe para atender efetivamente essas necessidades, assegurando o cumprimento das diretrizes estabelecidas por ambas as partes.

As diferenças entre SLA e KPI

Ambos os termos, tanto SLA quanto o KPI, estão relacionados com o alcance de metas com qualidade.

Mas, apesar de serem empregados nesse mesmo contexto, os seus significados são distintos e muitas vezes podem ser confundidos.

Enquanto KPI reúne os indicadores responsáveis por mensurar a eficácia de uma atividade, de acordo com a sua performance e andamento, SLA, como já explicamos, é voltado para o acordo estipulado para garantir o cumprimento das condições estabelecidas por uma empresa.  

Passo a passo para criar um SLA

Sabendo que a finalidade principal de um SLA é evitar problemas e desentendimentos entre as partes envolvidas, é possível aplicar esse acordo em muitas áreas e relações comerciais.  

  • Escolha o tipo de SLA adequado

Depois de conhecer os tipos de SLA, identifique qual deles se encaixa melhor no seu modelo de negócio.

  • Defina as responsabilidades de cada parte

Ao contratar um serviço, ambas as partes possuem responsabilidades, por isso é essencial definir quais são as obrigações de cada uma.

  • Esclareça aquilo que não está no contrato

Além dos serviços oferecidos pela sua empresa, deixe bem claro o que não está abrangido na prestação de serviços. Isso evita cobranças indevidas posteriormente.

  • Crie metas

O SLA é um documento sobre entregas. Portanto, defina metas de desempenho para os serviços contratados, pois isso garantirá a qualidade do serviço e reduzirá falhas.

  • Indique prazos

Crie um cronograma de entregas e estabeleça prazos realistas para cada uma delas. Isso assegura o cumprimento do SLA e evita penalidades.

  • Crie consequências para o não cumprimento do SLA

É preciso também criar penalidades para cláusulas não cumpridas do SLA, tanto por parte da sua empresa quanto pelo cliente. Estabelecendo prazos para lidar com o não cumprimento do acordo, a empresa se protege de possíveis consequências.  

  • Especifique os requisitos prévios do acordo

Evitar conflitos e promover transparência durante a elaboração do SLA é fundamental para o seu sucesso, na prática. Portanto, crie metas de desempenho e ajuste toda a rotina de acordo com os objetivos da empresa, evitando desalinhamentos entre o prestador de serviços e os propósitos reais da organização.

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