Você já se perguntou o que as big techs do mercado, como Netflix, Spotify e Uber, têm em comum? Estas grandes plataformas são desenvolvidas no modelo Software as a Service (SaaS) e contam com tecnologias e sistemas para auxiliar nas operações diárias, de forma confiável, segura e acessível.
No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre o modelo SaaS e conferir como o uso de softwares impulsiona o crescimento e o sucesso das big techs. Continue acompanhando para saber mais!
O que é o Software as a Service?
O Software as a Service (SaaS), ou Software como Serviço, em português, se refere a um modelo de negócio no qual o sistema ou programa é comercializado como um serviço digital e não um produto.
De maneira simplificada, em vez de instalar um software no computador, o sistema é utilizado por meio da internet ou aplicativo mobile e o usuário paga uma taxa mensal ou anual de serviço, como se ele estivesse “alugando” a solução ao invés de comprá-la.
A maioria dos SaaS é disponibilizada em nuvem e mantida por meio de servidores, o que permite aos usuários acessar o sistema diretamente da web.
Netflix, Spotify, Uber: modelos SaaS de sucesso
Em tempos de constantes avanços na tecnologia, o uso do software tradicional está dando lugar a um novo cenário de maior utilização de produtos SaaS hospedados na nuvem.
Empresas como Netflix, Uber, Spotify e muitas outras big techs usam o modelo de Software as a Service para fornecer diferentes serviços ao público e se adaptar com mais facilidade às mudanças nas necessidades dos clientes e nas condições de mercado.
A Netflix revolucionou a indústria do entretenimento ao adotar o modelo de streaming, que permite aos usuários assistir séries e filmes a qualquer hora e em diversos dispositivos, sem propagandas e por um valor mensal fixo. Basta ter um aparelho conectado à internet para aproveitar dezenas de produções nacionais e internacionais.
Já o Spotify reuniu o acervo das gravadoras em uma única plataforma, permitindo ao usuário escutar a música que desejar, onde quiser e a hora que quiser, pagando uma assinatura mensal fixa.
Criado para revolucionar a mobilidade urbana, o Uber oferece uma plataforma que conecta motoristas e usuários, disponibilizando transporte particular sob demanda a preços mais acessíveis.
Estes são apenas alguns exemplos de empresas que utilizam o Software as a Service para revolucionar os segmentos em que atuam.
Mas como estas organizações consolidaram o modelo SaaS?
- Foco na experiência do usuário
Proporcionar uma experiência de usuário melhor e mais agradável para o público é uma forte característica das big techs.
Por meio de interfaces amigáveis, personalização de conteúdo e uso de algoritmos e Inteligência Artificial, as big techs oferecem soluções de melhor qualidade e proporcionam uma experiência positiva aos usuários, resultando no aumento do número de clientes, na retenção do público e na popularização do serviço.
- Acesso por meio da internet
A disponibilização dos serviços através da internet melhora a experiência dos usuários, pois permite o uso em qualquer lugar e a qualquer hora, de forma facilitada e sem a necessidade de instalar programas próprios.
A Netflix e o Spotify, por exemplo, oferecem aplicativos próprios, mas também disponibilizam seus serviços através do navegador do celular.
- Assinatura mensal
A transição para o modelo de assinatura mensal também foi um aspecto importante para a consolidação do modelo SaaS.
Isso porque o modelo de assinatura permite que as big techs gerem receita recorrente, além de financiar a operação contínua, as melhorias e a expansão dos serviços.
- Infraestrutura em nuvem
A adoção da infraestrutura em nuvem para hospedar os serviços permite às big techs atender inúmeros usuários, sem a necessidade de realizar investimentos mais pesados em servidores e data centers próprios.
- Atualizações contínuas
Realizar atualizações e manutenções de software regulares permite melhorar a experiência dos usuários, principalmente em aplicativos de streaming, como Netflix e Spotify, além de garantir serviços mais assertivos e de melhor qualidade para o público.
Por ser um modelo que oferece grande flexibilidade e menos custos para a empresa, o SasS tende a conquistar cada vez mais empresas que desejam expandir sua atuação e conquistar mais clientes.
Como o uso estratégico de softwares impulsiona o sucesso diário
As big techs são empresas conhecidas pela abordagem inovadora nos processos e nos serviços. Dessa forma, o uso estratégico de softwares é fundamental para garantir o sucesso destas organizações e do modelo SaaS, e para conquistar e manter a base de clientes ao redor do mundo.
Confira como o uso inteligente de softwares pode auxiliar na atuação de empresas como Netflix, Uber, Spotify, entre outras big techs:
- Segurança das informações
Em uma realidade em que os dados são um dos principais ativos das empresas, garantir a segurança das informações sigilosas é mais do que essencial.
Por isso, as big techs investem constantemente em softwares e tecnologias de segurança, voltados para a proteção de dados e a manutenção da privacidade dos clientes.
- Personalização dos serviços
A análise de dados e o uso de algoritmos avançados são processos comuns nas big techs, pois permitem a entrega de serviços e experiências cada vez mais personalizados para os usuários, resultando em maior retenção e engajamento de clientes.
- Análise de dados
Por operarem com um grande volume de dados, as big techs utilizam softwares e soluções modernas que auxiliam na coleta e análise das informações.
Com o uso de softwares para analisar dados, é possível obter insights importantes sobre o comportamento dos usuários, bem como delimitar estratégias e tomar decisões orientadas por informações concretas.
A análise de dados é fundamental para que as empresas consigam ajustar seus serviços conforme as necessidades do público e do mercado.
Software de gestão: um grande aliado das organizações
Independentemente do segmento e do modelo de negócio, toda empresa busca promover melhorias na gestão do tempo, da produtividade, dos processos, etc. Nesse sentido, o software de gestão representa um grande aliado para big techs e demais organizações.
Com este sistema, é possível administrar e controlar diferentes áreas de um negócio de forma otimizada, desde finanças e Recursos Humanos até comunicação e marketing, melhorando a organização de informações, a automatização de tarefas e a tomada de decisões.
Mas não é só isso!
O software de gestão ainda soluciona uma série de "dificuldades" nos processos diários das organizações, como:
- Reduz o índice de erros humanos, já que muitas atividades de rotina se tornam automatizadas;
- Simplifica a comunicação entre as equipes, assegurando o andamento dos projetos mesmo que algum membro do time não esteja fisicamente presente;
- Automatiza processos que ocupam muito tempo dos colaboradores, como as tarefas de gerenciamento, permitindo que a equipe atue de forma estratégica em áreas mais importantes do negócio;
- Possibilita o acesso a grandes volumes de informações, facilitando a tomada de decisões mais estratégicas e baseadas em dados reais;
- Otimiza a proteção de dados, já que o software de gestão reúne as informações de funcionários, clientes, setor financeiro, etc., em um único lugar;
E muito mais!
Gostou de conhecer mais sobre o modelo de negócio Software as a Service e entender o papel do software de gestão para a resolução de problemas?
No blog da SETE Serviços, você confere diversos outros artigos sobre gestão empresarial, tecnologia, softwares de gestão, entre outros temas!
Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo!
Para não perder nenhuma novidade, nos acompanhe também nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn.