Um dos principais objetivos da gestão de facilities é garantir a qualidade e funcionalidade da empresa por meio da integração de processos, pessoas e infraestrutura física.
Mas, esse tipo de serviço não remete apenas à limpeza e segurança, como muitas pessoas ainda imaginam. Sua importância é bastante ampla e está diretamente ligada à sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Para colocar os inúmeros benefícios da gestão de facilities em prática, os prestadores de serviço na área precisam encarar alguns desafios.
4 desafios da rotina dos prestadores de serviços na gestão de facilities
Como agregar mais valor ao serviço?
Um dos principais desafios dos prestadores de serviço na área é lidar com a baixa valorização no segmento, que enfrenta ainda uma concorrência acirrada e o baixo entendimento dos contratantes sobre a importância da gestão de facilities.
Com isso, fica difícil manter uma margem de lucro e expandir o negócio, realidade que também contribui para a falta de valorização das empresas que prestam o serviço. Mas o que fazer para reduzir o custo operacional e maximizar a geração de valor perante os clientes?
Uma alternativa é a digitalização de processos, que agregam maior eficiência às operações e tornam a tomada de decisão mais assertiva. Associada ao big data, essa estratégia pode ser determinante para que os prestadores de serviço de facilities consigam medir e descrever o impacto da gestão no negócio.
Como incorporar a tecnologia sem aumentar o custo do contrato?
Tendo em vista que a solução apresentada no tópico anterior envolve investimento em tecnologia, surge outra questão: como iniciar um processo de transformação digital em um contexto de pouca valorização?
A resposta não poderia ser mais simples: com softwares e foco na gestão mobile! Com smartphones é possível implementar múltiplas soluções sem grandes investimentos em maquinário. Já os softwares que visam facilitar a gestão de facilities são de uso intuitivo e de fácil adaptação para uso.
O resultado é a digitalização da operação e mais facilidade para o gestor de facilities acompanhar os processos sem comprometer os custos operacionais.
Como aumentar a eficiência na gestão de terceiros?
Outro aspecto desafiador para os prestadores de facilities é a gestão de terceiros, que exigem soluções adequadas para a supervisão e rastreabilidade de processos. Novamente, a tecnologia é uma aliada fundamental para mensurar e garantir que o que foi acordado em contrato foi cumprido.
Algumas ferramentas permitem, por exemplo, acompanhar as datas de vencimento e emitir alertas com antecedência para os executores das tarefas. Também é possível auditar ordens de serviço e gerar relatórios com mais facilidade.
Vale lembrar ainda que manter um acompanhamento dos KPIs (indicadores de performance) também são importantes para o gestor identificar onde estão os problemas e corrigi-los com agilidade, sem causar grande impacto no fluxo de trabalho.
Como manter a equipe motivada?
Independente do segmento, os colaboradores são um dos eixos mais importantes para garantir o sucesso da empresa a longo prazo. Por isso, é fundamental criar um ambiente satisfatório para o capital humano, de forma que se sintam seguros e motivados.
Para isso, o uso de feedback construtivo é uma prática interessante para o aprimoramento contínuo da equipe. Também é preciso trabalhar pela humanização das relações, um tópico valioso para manter a produtividade de toda a equipe.
Invista na tecnologia para vencer esses desafios e aumentar a credibilidade da sua gestão
Uma forma de colocar essas mudanças sem prática é investir em soluções que atendam especificamente às necessidades dos seus clientes.
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