Uma organização conta com dezenas de processos internos que influenciam na qualidade dos seus produtos, produtividade e também no bem-estar dos funcionários.
E, nesse contexto, uma das prioridades da gestão e das equipes que desempenham determinadas funções é revisar esses processos, os tornando mais ágeis, eficientes e com menos erros.
Para auxiliar na tarefa de otimizar processos, optar pela observação de indicadores é uma forma de ter uma visão mais amplificada e profunda de como um processo pode melhorar ainda mais.
Os indicadores de performances em facilities estão entre o grupo de indicadores que podem auxiliar na identificação de processos que estejam gerando perdas e inconsistências.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais indicadores de performance em facilities, continue a leitura!
O que é gestão de facilities
A gestão de facilities envolve um conjunto de iniciativas voltadas para a administração, manutenção e operação de empresas.
Como está relacionada tanto com o espaço físico quanto com a operação da empresa, uma gestão de facilities assertiva é essencial para manter uma empresa em pleno funcionamento.
O desperdício ou falta de recursos, erros graves e, por consequência, retrabalhos , até mesmo imprevistos de equipamentos e máquinas são pontos que a gestão de facilities pode aprimorar.
É diante da importância da gestão de facilities em uma empresa que os indicadores se fazem necessários, já que será por meio deles que uma estratégia de mudança pode ser criada.
Quais são os principais indicadores de facilities
Antes de apresentarmos quais são os principais indicadores de facilities, é importante apresentar o critério SMART, que conduz a definição de metas e objetivos em diversas áreas, como gestão de projetos e avaliação de desempenho pessoal e profissional.
A sigla SMART vem do inglês e significa: “Specific”, “Mensurable”, “Attainable”, “Relevant” e “Time”, traduzidas para o português como “Específico”, “Mensurável”, “Atingível”, “Relevante” e “Tempo”.
Essas palavras indicam que, ao considerarmos o método SMART, os indicadores precisam ter objetivos específicos, serem mensuráveis, factíveis, relevantes para a organização e ainda capazes de serem executados dentro dos prazos estipulados.
Abaixo, trouxemos alguns exemplos dos indicadores mais utilizados em empresas brasileiras e que podem ser empregados na gestão de facilities:
- Índice de satisfação dos clientes;
- Números que demonstram a rotatividade de funcionários;
- Absenteísmo, que é o afastamentos de colaboradores;
- Controle de estoque com dados atualizados do quanto foi consumido e o que é “sobra”;
- Número de membros de equipes e máquinas que ficam muito tempo sem uso;
- Produtividade das equipes, ou seja, funções realizadas e projetos entregues;
- Período de retorno para ordens de serviços abertas.
Indicadores específicos para a área de facilities
Agora que já apresentamos alguns KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicator, mais gerais, separamos algumas possibilidades específicas para facilities.
1. Segurança e controle de acesso
Existem diversos indicadores que podem medir o desempenho da segurança de uma empresa.
O primeiro deles é verificar a quantidade de situações de entrada de pessoas não autorizadas em determinado período de tempo, se as portas de salas costumam ficar abertas e se computadores permaneceram ligados após o expediente.
Esses números precisam ser coletados para depois realizar comparações entre eles e perceber se aconteceram mais casos ou se eles diminuíram.
2. Limpeza
Uma empresa com o ambiente sujo não compromete apenas a saúde dos funcionários e visitantes, mas também prejudica a imagem da organização.
É por isso que a limpeza deve ser priorizada e, além disso, é preciso saber o quanto a empresa está investindo neste quesito.
Verifique o custo de limpeza por metro quadrado, como é realizada a rotina de limpeza, o quanto de água é utilizado nesses processos e a quantidade de produtos gastos por mês.
Ao olhar para esses números ficará visível o quanto a empresa está se preocupando com a limpeza, o que precisa melhorar e possíveis cortes para diminuir custos.
3. Produtividade das equipes
Um outro indicador essencial é acompanhar o quanto uma equipe está sendo produtiva.
Para isso, é preciso acessar o número exato das taxas de conclusão de tarefas, qual foi o valor investido e as horas de trabalho envolvidas.
Diante desses dados ficará simples perceber a taxa de eficiência para entrega de algumas demandas.
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