Gestão 4.0 e as empresas do futuro

Entenda o conceito de gestão 4.0 e confira dicas para estruturar a sua empresa para o futuro.

25/02/2022

Aprox. 6 minutos de leitura.

Em um mundo em constante evolução, a cada dia que passa a transformação digital exige dos empresários e administradores uma nova forma de fazer gestão e pensar os negócios. É neste contexto que surge a gestão 4.0.

Afinal, com os processos digitais se incorporando cada vez mais ao dia a dia da sociedade, o mercado e os consumidores apresentam novos hábitos e não são os mesmos de antes.

Neste contexto de mudanças, o objetivo das empresas é compreender a expectativa dos clientes e ampliar a presença da marca no mercado. E para conseguir isso, é fundamental aplicar o conceito de gestão 4.0.

Quer saber mais sobre este assunto? Confira o artigo que preparamos.

Entendendo a gestão 4.0

A gestão 4.0 é um conceito originado a partir da indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, um período marcado pela união das tecnologias digitais, físicas e biológicas.

A principal característica da gestão 4.0 é o uso de dados, da robótica e de outras tecnologias que otimizam processos e melhoram os produtos e a prestação de serviços.

Considerando o uso massivo de tecnologias digitais, o objetivo da gestão 4.0 é promover uma forma de gerenciamento inovadora e moderna, que torne os processos de negócios mais rápidos, precisos e eficientes.  

Isso porque somente o uso da tecnologia permite otimizar os processos internos, melhorando a produtividade dos negócios, reduzindo falhas e retrabalho e aumentando a segurança de dados.

Com a digitalização ganhando força, as máquinas passam a funcionar por meio de softwares e sistemas, e a experiência do consumidor se torna o foco das operações. Afinal, a gestão 4.0 coloca o cliente no centro das atenções, exigindo dos gestores um acompanhamento mais próximo das ações e comportamentos do público.

Gestão 4.0: como as organizações podem se preparar para o futuro?

Para acompanhar as mudanças trazidas pela indústria 4.0, se manter relevante no futuro e atender às expectativas do mercado, as empresas terão que se adaptar à gestão 4.0 e aderir à digitalização.

Isso é possível a partir da aplicação de cinco pilares no ambiente empresarial. Confira um pouco mais sobre cada um deles:

1 - Automação de processos

Atualmente, as máquinas são capazes de absorver diversas atividades humanas, realizando desde procedimentos mais simples até análises complexas de dados relativos à organização, fundamentais para a tomada de decisão.

Neste sentido, empresas que desejam fazer parte do futuro e aderir à gestão 4.0 devem automatizar a gestão no nível de processos, otimizando o controle do fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, entre outras atividades.

2 - Relacionamento com o cliente

Como mencionamos, na gestão 4.0 o cliente se torna o centro das atenções, e o relacionamento com o público é trabalhado da melhor maneira possível.

Mas para isso, as organizações devem otimizar seus processos, desde o marketing até a qualidade dos produtos e serviços, e integrar os canais de comunicação e vendas.

3 - Canais de comunicação integrados

O consumidor está cada vez mais imerso nas tecnologias e meios digitais. Na hora de tomar uma decisão de compra, por exemplo, as pessoas acessam a internet em busca do melhor preço e da melhor experiência.

Neste sentido, as empresas que desejam implementar o modelo de gestão 4.0 devem promover a integração entre os canais de vendas e de comunicação, observando sempre o comportamento dos consumidores na hora da compra.

4 - Análise de dados

Na indústria 4.0, os dados representam a base para a produção de demandas cada vez mais específicas. Por isso, a coleta e o tratamento de dados é essencial para gerar insights neste contexto

No entanto, é necessário contar com softwares e sistemas de gestão específicos para a estruturação de dados.

5 - Processos virtuais

A indústria 4.0 é orientada por conceitos como Internet of Things, processos digitais e ferramentas virtuais. E este cenário deve se refletir dentro das organizações, com a realização de testes e procedimentos sobre produtos e serviços, por exemplo.

Gostou de saber mais sobre a gestão 4.0 e como adaptar a sua empresa para o futuro?

Para conferir mais artigos sobre gestão empresarial, mercado corporativo e tendências, continue acompanhando o blog da Sete Serviços.

Em nosso blog, você encontra conteúdos exclusivos sobre diversas temáticas importantes para o dia a dia do seu negócio.

Clique aqui para acessar nosso blog e boa leitura!

Blog SETE

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Loading...

Conteúdo relacionado

02/02/2024

O que é e qual o conceito de gerenciamento integrado de facilities?

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o gerenciamento integrado de facilities (IFM), as vantagens desse modelo e como implementá-lo no seu negócio.

26/01/2024

10 relatórios de gestão de facilities que você precisa conhecer

Explore a gestão de facilities e seus benefícios para eficiência e redução de custos em empresas. Leia mais!

12/01/2024

05 tendências da gestão de facilities para 2024

Acompanhe no artigo cinco tendências de gestão de facilities para implementar na sua empresa em 2024 e garantir destaque no mercado.

15/12/2023

Backlog na Manutenção: o que é e qual sua importância na gestão

Saiba o que é backlog, qual a sua função nas empresas e por que é importante contar com esse indicador na gestão de manutenção de ativos.

24/11/2023

Melhores práticas para evitar falhas mecânicas

Acompanhe o artigo para saber mais sobre as falhas mecânicas e confira as melhores práticas para evitar essas ocorrências na sua organização.

10/11/2023

04 motivos para fazer um plano de manutenção

Acompanhe no artigo os principais benefícios que o plano de manutenção pode trazer para o crescimento da sua empresa.