A Gestão 4.0 tem sido acompanhada por uma rápida evolução da tecnologia digital e sua crescente influência na sociedade e nas empresas. Com a popularização da Internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), automação e outras tecnologias avançadas, a forma como as empresas são gerenciadas e seus processos são conduzidos mudou significativamente.
É neste contexto que surge a Gestão 4.0, uma abordagem de gestão que se concentra na integração da tecnologia digital nas empresas, com o objetivo de aprimorar a eficiência, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos processos de negócios.
Neste artigo, abordaremos o conceito de Gestão 4.0, bem como os seus pilares, isto é, a automação, a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada e outras tecnologias avançadas.
Além disso, confira como a Gestão 4.0 está impactando os processos de um negócio e como as empresas podem aproveitar a tecnologia para alcançar o sucesso.
Portanto, se você está interessado em entender como a tecnologia pode ser aplicada de forma estratégica para melhorar a gestão de negócios, continue aqui conosco.
Rastreando as raízes da Gestão 4.0: como a tecnologia mudou a forma de gerenciar negócios
Antes de explicarmos o conceito de Gestão 4.0, é primordial entender sua origem, que se baseia em dois eventos importantes, a Quarta Revolução Industrial e a Indústria 4.0.
A Quarta Revolução Industrial e a Indústria 4.0
A Quarta Revolução Industrial é o movimento por trás da Indústria 4.0, que inclui tecnologias como internet banda larga, computação na nuvem, inteligência artificial, big data, robótica e outros conceitos que estão mudando a vida das pessoas e das empresas.
Estas tecnologias unem o mundo online e offline e afetam positivamente diversas áreas, como por exemplo, a forma como pedidos comida, pagamos contas e, até mesmo, nos comunicamos.
Em relação às empresas, a Indústria 4.0 tem trazido produtividade, economia de custos e uma abordagem de gestão focada no cliente. Isso se deve ao constante fluxo de dados gerados por sistemas de controle, que permitem tomada de decisões mais ágeis e precisas.
Mas não pense que a Quarta Revolução e os conceitos da Indústria 4.0 atingem somente as grandes indústrias. Saiba que eles afetam a gestão de todos os tipos de negócios, sendo de qualquer segmento ou tamanho.
Impactos da Indústria 4.0 no setor produtivo brasileiro
O modelo de negócio 4.0 tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos, pois é visto como uma oportunidade para modernizar e melhorar a competitividade da indústria brasileira. O país está investindo em tecnologias avançadas e em uma cultura de inovação para aproveitar ao máximo as vantagens da Indústria 4.0.
Com o avanço da tecnologia e a evolução das máquinas, surgiram novos papéis e funções dentro das empresas. A automatização de processos tornou-se uma realidade graças à tecnologia, e como resultado, a própria área de gestão também sofreu transformações, sendo rebatizada como Gestão 4.0.
O que é gestão 4.0: desvendando o conceito
Gestão 4.0 é uma evolução da administração empresarial que se baseia na incorporação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), computação em nuvem e robótica, para melhorar a eficiência, flexibilidade e agilidade dos processos corporativos.
O objetivo é aproveitar estas tecnologias para transformar as operações da empresa, tornando-as mais ágeis, eficientes e aptas a mudanças.
A Gestão 4.0 também valoriza a colaboração e a comunicação, ajudando companhias a trabalhar de forma mais eficiente e alinhada, tanto interna como externamente. Outra característica importante da Gestão 4.0 é a coleta e análise de dados em tempo real, permitindo aos gestores tomar decisões mais informadas e estratégicas.
A seguir, vamos abordar os pilares da Gestão 4.0, princípios norteadores que trazem inovação na metodologia de trabalho.
Conheça 5 importantes pilares da Gestão 4.0
Com o objetivo de tornar as operações empresariais mais eficientes e adaptáveis às mudanças, a Gestão 4.0 se baseia em cinco importantes pilares. Esses pilares são essenciais para a implementação bem-sucedida da Gestão 4.0. Confira a seguir quais são eles.
1. Relacionamento com o consumidor
Compreender as necessidades das gerações Y e Z é um imenso desafio para as empresas. É um grupo totalmente conectado e que consome uma gama enorme de informação em pouco tempo.
As pessoas criam laços fortes com as marcas e não somente adquirem produtos. A relação entre marca e consumidor atingiu um nível diferenciado onde as empresas já começam a sentir a necessidade de tornar esse relacionamento mais humano.
As redes sociais são os principais canais onde essa relação mais humana entre marca e público-alvo acontece. É possível ver diversas empresas adotando uma linguagem mais informal e pessoal para atingir seus seguidores, que acabam se tornando muito fiéis. As ferramentas utilizadas vão desde a troca de mensagens ao uso de recursos audiovisuais.
2. Diversificação de canais
Ao colocar o consumidor no centro e priorizá-lo ao máximo, fica mais fácil para as empresas entenderem as preferências de comunicação. Dessa forma, oferecer diversas opções de canais é importante para fortalecer as relações com os clientes.
A Gestão 4.0 sugere que as organizações adotem uma abordagem multicanais, incluindo redes sociais, telefone, e-mail, chatbots com o uso de inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, lojas físicas e virtuais. O objetivo é atender às expectativas dos consumidores e obter feedback para planejar novas estratégias de marketing e vendas.
3. Análise de informações
A informação é um recurso valioso que permite a tomada de decisões mais estratégicas dentro do negócio, a fim de obter resultados mais significativos.
Todos os dias, os clientes de uma marca, e até mesmo os colaboradores, geram uma quantidade enorme de dados. A análise dessas informações e dados é uma ferramenta importante para guiar as empresas na Gestão 4.0.
As informações extraídas servirão como guia para a criação de um planejamento estratégico que envolva ações de marketing, tanto comerciais quanto institucionais.
4. Automação dos processos
Aqui entra o conceito de virtualização dos processos, que anda junto com a automação. Esse é um modo de possibilitar processos cada vez menos manuais para gerar mais eficiência à empresa como um todo.
Com a automação de processos, é possível reduzir custos, tempo, desperdícios, aumentar a produtividade e segurança dos dados e informações geradas, minimizar falhas e controlar, em tempo real, todas as etapas do negócio.
5. Integração das operações, setores e equipes
Um dos princípios básicos da Gestão 4.0 é a integração das operações, setores e equipes. Uma comunicação interna bem estabelecida constrói a padronização dos processos e resulta em redução de falhas.
Dessa maneira, para que a empresa obtenha êxito nessa integração é necessário que a comunicação interna seja fortalecida, o ambiente de trabalho seja agradável e participativo, assim como promover reuniões periódicas onde todos os setores tenham oportunidade para expressar seus anseios.
Como a Gestão 4.0 impacta nos processos de um negócio?
A Gestão 4.0 pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência, melhorar a tomada de decisão, se adaptar rapidamente à mudança, entregar soluções mais personalizadas aos clientes, além de permitir que lideranças tenham uma visão mais inovadora com estratégias mais assertivas.
Entretanto, é importante notar que a implementação destas tecnologias requer investimento e capacitação dos funcionários para aproveitar ao máximo seus benefícios.
Para ficar ainda mais por dentro desse assunto, convidamos você a ler outros artigos voltados à gestão empresarial no blog da SETE Serviços. Acesse aqui e confira.