O dia a dia de indústrias e empresas envolve uma série de processos e atividades que devem ocorrer de maneira adequada e com o mínimo de interrupções possível. Neste contexto, o plano de manutenção se torna uma importante ferramenta para evitar falhas de maquinário e paralisações inesperadas das equipes.
Ao realizar um planejamento de manutenção, a empresa contribui para preservar sua infraestrutura, instalações e equipamentos, reduzindo e até mesmo impedindo possíveis falhas que possam prejudicar ou atrasar as atividades diárias.
Quer saber mais sobre o plano de manutenção e conferir como esse planejamento funciona nas empresas? Continue acompanhando o artigo que preparamos!
Entendendo o plano de manutenção
O plano de manutenção ou planejamento de manutenção é um documento que mapeia e registra os tipos de manutenção que devem ser realizados em um determinado período de tempo com o objetivo de manter a qualidade e o bom funcionamento dos equipamentos ou ativos da empresa.
Neste documento, é elaborado ainda um cronograma com a descrição dos serviços que devem ser realizados e a periodicidade indicada para os processos de manutenção.
A elaboração de um plano de manutenção é essencial nas empresas, pois as informações levantadas ajudam a garantir a saúde dos equipamentos, evitando o surgimento de falhas e problemas provenientes da falta de cuidados com o maquinário.
As manutenções agendadas no plano de manutenção ainda reduzem o impacto causado pela suspensão das atividades durante a revisão dos equipamentos e maquinários.
Como o plano de manutenção funciona?
Na prática, o plano de manutenção funciona como uma espécie de roteiro de fiscalização dos equipamentos da empresa.
Este documento traz informações como a frequência da manutenção, o nome da máquina e seu tipo, onde ela está localizada, as peças que foram substituídas ou consertadas e o nome do profissional responsável por realizar o trabalho.
Para facilitar a compreensão e organização, este documento deve seguir um padrão. Além disso, vale deixar o manual de instruções do equipamento junto ao documento, possibilitando a consulta sempre que necessário.
Tipos de manutenção
Segundo a NBR-5462, norma que apresenta os conceitos acerca da Confiabilidade e Mantenabilidade, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), existem três tipos de manutenção:
1. Manutenção preditiva
Segundo definição da NBR 5642, manutenção preditiva é o processo realizado para garantir a qualidade dos serviços, através de análise e supervisão.
Este tipo de manutenção visa prever a situação do maquinário por meio do monitoramento do sistema e da determinação de parâmetros adequados de funcionamento.
Em outras palavras, a manutenção preditiva busca prever quando os defeitos e falhas irão ocorrer, realizando o agendamento da correção do ativo com uma certa antecedência e buscando solucionar a demanda sem prejudicar os processos da empresa.
A manutenção preditiva ainda procura reduzir as manutenções preventivas e corretivas ao se basear na tentativa de definir o estado futuro dos equipamentos através de dados coletados.
2. Manutenção preventiva
Conforme a ABNT NBR 5462, manutenção preventiva é aquela realizada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios estabelecidos, com o objetivo de reduzir a probabilidade de falhas no funcionamento ou deterioração de um determinado item e aumentar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.
Em outras palavras, a manutenção preventiva é realizada periodicamente para analisar o funcionamento do maquinário e identificar a necessidade de correção.
Este tipo de manutenção representa atividades como ajustes, avaliações, inspeções e limpezas, realizadas seguindo um plano de trabalho elaborado conforme critérios técnicos.
3. Manutenção corretiva
De acordo com a NBR 5642, manutenção corretiva é o processo realizado após a ocorrência de uma falha ou pane, com o objetivo recolocar um item em uma condição em que possa executar sua função novamente.
Basicamente, a manutenção corretiva busca corrigir o problema de um equipamento ou maquinário, para que ele possa voltar a cumprir seu papel no processo produtivo, como foi estipulado previamente.
Por ser realizada quando a falha já ocorreu, a manutenção corretiva costuma ser mais onerosa, além de exigir o desligamento do maquinário e a paralisação não programada das atividades até a solução do problema.
Planeje os processos de manutenção com as soluções da SETE
Agora que você conferiu a importância do plano de manutenção para as organizações, conte com o Sistema Maestro para gerenciar os processos de manutenção do seu negócio.
O Sistema Maestro foi desenvolvido pela SETE Serviços, empresa de tecnologia especializada em gestão empresarial, e conta com dezenas de funcionalidades para otimizar o gerenciamento de clientes, fornecedores, processos e equipes.
Desenvolvido com tecnologia de alto valor agregado, o Sistema Maestro conta com uma série de módulos e funcionalidades que permitem o planejamento, a execução, o controle e o monitoramento de atividades administrativas e de campo.
Com a ferramenta de gestão de equipamentos, os responsáveis podem realizar o cadastro dos equipamentos e de todas as informações relacionadas, permitindo o acompanhamento dos planos de manutenção e da execução das atividades relacionadas aos sistemas, conjuntos, equipamentos e peças.
A ferramenta exclusiva da SETE acompanha a performance do negócio e dos processos de forma 100% digital, reduzindo falhas na gestão e na execução das atividades, identificando oportunidades, otimizando a tomada de decisão e muito mais!
Quer conhecer todas as vantagens que o Sistema Maestro oferece para o seu negócio?
Entre em contato com a nossa equipe e receba um atendimento personalizado.