O 5G promete ser um importante avanço tecnológico na indústria 4.0, um verdadeiro salto de inovação que facilitará o uso de ferramentas como inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), robótica e realidade virtual.
Além de proporcionar maior agilidade na produção, também espera-se resultados importantes na gestão dos ativos e processos diários das organizações.
Mas, para entender como o 5G será responsável por essa transformação digital na indústria, temos que conhecer alguns aspectos importantes que fazem parte deste cenário.
Entenda o que é o 5G e as suas principais vantagens
Atualmente, as redes móveis atuam no 4G, o que significa que o 5G é uma evolução da banda larga sem fio. Trata-se da próxima geração de rede de internet móvel, uma inovação que pode melhorar muito a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Seu principal trunfo é a baixa latência, ou seja, a velocidade do tempo de resposta que proporciona ao usuário.
Segundo estimativas de especialistas, esse tempo de transferência de dados deverá ficar em torno de 1 a 4 milissegundos - cerca de 40 a 80 vezes menor em relação à tecnologia 4G. Além disso, outro grande diferencial será a estabilidade da conexão, mais confiável e fluída.
Com IoT e IA, tecnologia impacta diretamente a indústria
Quando falamos em baixa latência, um dos aspectos mais beneficiados é a Internet das Coisas (IoT), uma das tecnologias mais importantes do século 21.
Para quem ainda não conhece a expressão, podemos defini-la como o “encontro do mundo físico e digital, trabalhando em conjunto”. Ou seja, um conjunto de objetos físicos incorporados a sensores, softwares, entre outros, para conectar e trocar informações com dispositivos e sistemas variados on-line.
Com o 5G, o uso de máquinas inteligentes e a comunicação em tempo real entre diferentes equipamentos será ainda mais facilitado. Para se ter uma ideia, milhares de equipamentos podem estar conectados em uma mesma rede e ser operados de forma remota e segura.
As evoluções tecnológicas serão sentidas em diversos setores da indústria 4.0, economia e agronegócio. Além de garantir agilidade na produção, o 5G também trará avanços na automatização, usabilidade, eficiência e sincronização de máquinas e serviços.
Quando o mercado poderá se beneficiar do 5G?
Levando em consideração que o 5G pode revolucionar a indústria, é inerente o desejo de aproveitar ao máximo e o quanto antes essa tecnologia.
O leilão foi encerrado em novembro de 2021 e o sinal está à disposição em diferentes pontos do país. A previsão é de que funcione em todas as capitais até julho de 2022!
O que as empresas devem fazer para aproveitar essa tecnologia?
A partir do momento em que a tecnologia já está disponível no mercado, as organizações precisam se adequar para usufruí-la em sua plenitude. Ou seja, contar com plataformas integradas a essa nova conectividade, garantindo o melhor aproveitamento das vantagens do 5G.
Além de ser fundamental para aprimorar a gestão dos ativos e os processos diários - o que torna as tarefas ainda mais assertivas, diminui custos e otimiza o trabalho das equipes, o uso do 5G vai impactar o crescimento do negócio de forma positiva.
Quer garantir agilidade nos processos da sua empresa diante do 5G?
Contar com um Sistema de Gestão Integrado eficiente é essencial para usufruir dos benefícios do 5G! Nesse sentido, a SETE Serviços desenvolve soluções inovadoras, seguindo as particularidades de cada empresa.
A partir das melhores práticas presentes no mercado, a nossa equipe será uma aliada da expansão do seu negócio. Clique aqui e saiba como!