A relação entre Business Agility e Planejamento estratégico

O Business Agility é essencial para empresas que desejam crescer no mercado. Quer descobrir como aplicá-lo em seu planejamento estratégico? Confira!

11/02/2022

Aprox. 5 minutos de leitura.

O business agility pode não só melhorar a performance das empresas como garantir a sobrevivência dela diante das mudanças de cenário, assim como o planejamento estratégico.

A pandemia de Covid-19, foi um dos combustíveis para a popularização do business agility. Afinal, o isolamento social impactou todos os segmentos e deixou claro para as instituições que há necessidade de responder às mudanças com rapidez.

Mas, qual a aplicabilidade dessa prática? Como adicioná-la ao planejamento estratégico da sua empresa? Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre BA.

O que é Business Agility?

O termo, que foi popularizado pelo coach australiano Evan Leybourn (também fundador do Business Agile Institute), refere-se ao conjunto de práticas para empresas conseguirem se adaptar à volatilidade do mercado.

Esse método, que existe desde 2016, baseou-se nos pilares da “metodologia ágil” para desenvolver seus propósitos. Na prática, as duas abordagens atuam de maneira complementar.

Se então pudéssemos ilustrar o conceito de Business Agility e metodologia ágil, a frase ideal vem de Charles Darwin:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

Como funciona o Business Agility?

O Business Agility tem que alcançar os três níveis hierárquicos de uma empresa: o estratégico, topo da pirâmide, tático, onde ficam os líderes e gestores, e o operacional, que é a base da pirâmide.

Além disso, existe a cultura de pensamento que essa prática exige, então é preciso mudar o “mindset” da empresa e acreditar na mudança.

E como o B.A chega a vários níveis dentro das organizações, existe um método para disseminar as práticas. A alta gestão (topo da pirâmide) é responsável por disseminar aos outros níveis da empresa.

Além dessa prática, existem fatores que compõem a estratégia do Business Agility para mudar a cultura organizacional. São eles:

  • Visão sistêmica

O primeiro fator é o mais importante para o B.A.

É necessário ter visão integrada da empresa, a cultura do pensamento sistêmico consiste em melhorar a empresa como um todo e não apenas por setores. Todas as equipes são engrenagens importantes para fazer a organização funcionar.

  • Flexibilidade

A flexibilidade é de extrema importância na hora de considerar as mudanças que o Business Agility exige. E esse fator anda em conjunto com o planejamento estratégico, que, consequentemente, será mudado.

Na prática, o planejamento estratégico é fundamental, porque o B.A nada mais é que preparar-se para o futuro, e assim, lidar melhor com as situações difíceis.

A flexibilidade também diz respeito às mudanças de equipes, realocação de funcionários e recursos financeiros.

  • Replicar conhecimento

A capacidade de escalar o conhecimento também está presente como um fator importantíssimo. Assim, é possível seguir o primeiro fator (citado anteriormente) e manter um ambiente de trabalho colaborativo e inspirador.

Os três pontos são complementares, ou seja, é preciso dominar todos eles para chegar ao objetivo.

Transformação Digital e Business Agility

A Transformação Digital é um dos grandes motivadores para a implementação de metodologias ágeis. E por quê?

No contexto dos avanços tecnológicos, é comum surgirem negócios disruptivos de forma abrupta, e com tantas mudanças, até mesmo empresas consolidadas têm suas posições ameaçadas.

Por isso, a adaptação é tão importante, assim as soluções e serviços da sua empresa poderão sempre acompanhar os avanços do mercado e tornar-se referência. E lembre-se: parte dessa adaptação é estar sempre caminhando junto à transformação digital e usá-la a seu favor.

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